Entenda o que é incel e a polêmica por trás do filme do Coringa

Se você assistiu o filme do Coringa e está super curioso para entender a polêmica por trás do filme, este é o artigo certo. Vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a relação do filme com a subcultura Incel, e o melhor: sem dar spoilers!

Confira os tópicos que vamos abordar:

O que é incel, ou celibatário involuntário?

O termo incel vem do inglês “involuntary celibates”, que significa celibatários involuntários. Celibatário significa alguém que não faz sexo, e por serem involuntários, isso significa que eles desejam ter sexo, porém não conseguem.

Bastante comum em fóruns gigantes como 4chan e Reddit, a subcultura Incel reúne homens heterossexuais, que se definem como incapazes de encontrar uma parceira, apesar de desejarem ter. A falta de aceitação dos incels é normalmente atribuída à formação da sociedade.

Em teoria, esses fóruns seriam para falar abertamente com outras pessoas nas mesmas condições sobre solidão, inseguranças e possíveis frustrações. Ou seja, nada mais é do que um local para se sentirem acolhidos e saberem que não estão sozinhos. Porém, assim como no feminismo existem as “feminazis” que acabam trazendo uma má fama para o movimento, algumas pessoas do grupo Incel incitam não somente discurso de ódio como também misoginia (preconceito ou aversão às mulheres).

Atentados cometidos por pessoas da subcultura incel

Como citado, muitas das vezes o caminho não é o do acolhimento, e sim da vingança à quem que estaria colocando os incels na posição em que se encontram: a sociedade.

Entre os mais famosos e recentes, podemos citar dois:

Califórnia, 2014: Elliot Rodger era somente um estudante de 22 anos que se identificava com a causa do grupo, até o dia em que surtou e matou 6 pessoas, além de ferir outras 14, em um ataque a sua universidade. Seu discurso era baseado em vingança da sociedade que lhe negava amor e sexo.

Toronto, 2018: Quando o ex-recruta militar Alek Minassian atropelou e matou 10 pessoas em Toronto, no Canadá, o mesmo fez questão de se intitular incel e ainda citou o ocorrido acima em um post no Facebook.

A polêmica do filme Coringa (Joker)

Nascido da parceria entre o diretor Todd Phillips e o aclamado ator Joaquin Phoenix, Coringa (ou Joker, em inglês)  já chegou aos cinemas envolto de enormes polêmicas. O longa vem sendo acusado de irresponsabilidade, por estimular um comportamento tóxico e perigoso, glorificação da loucura e até mesmo à violência e realização de atos criminosos. 

O perfil do personagem é um homem branco furioso obcecado por validação da sociedade, que tem sido muito associado aos incels. Isso fez com o vilão fosse posicionado como santo padroeiro da subcultura incel.

O filme Coringa realmente traz um comportamento agressivo?

Na trama, Arthur Fleck é um palhaço solitário, sem dinheiro, amigos, amores e nada além do desprezo da sociedade. Ele sonha alcançar um novo patamar como comediante, porém ao longo de sua vida acaba sofrendo diversas violências físicas e psicológicas, que aliadas às suas doenças psiquiátricas e neurológicas, acabam moldando um cenário caótico.

Partindo do enredo acima, e por ser um filme de quadrinhos mais denso e pesado, é totalmente compreensível a construção do personagem. O que não significa compartilhar de um discurso de ódio.

O próprio diretor do filme citou a possível influência negativa como “uma terrível má interpretação do filme, mas que pode acontecer e não há como controlar”. Não encontramos uma descrição mais cabível do que essa!

Existem sim certas ligações com o comportamento incel, isso é inegável, já que toda essa questão de vida às margens da sociedade existe em ambos os casos. Porém, querer fazer com que o vilão pague por crimes ocorridos fora de Gotham? Vamos com calma, é como culpar jogos de tiro por pessoas armadas que saem atirando bairro afora.

Você provavelmente já jogou, ou conhece alguém que joga os famosos jogos Grand Theft Auto ou Counter Strike, associados à extrema violência. Esses jogos não contribuem para uma sociedade mais violenta, isso é um fato!

Para complementar o assunto, temos um vídeo do vlogger Cauê Moura, que dissertou um pouco sobre essas questões, sem qualquer spoiler e de forma opinativa. Vale uma conferida:

Compartilhe esse post:

Artigos relacionados:

Prostituição é crime? Entenda de forma simples o que é ilegal ou não neste meio!
Em meio a crise, boates fecham e sites de acompanhantes registram aumento de novos usuários
Entenda o que é incel e a polêmica por trás do filme do Coringa
Por que os homens estão abandonando o Tinder e saindo com acompanhantes
Avatar photo
Pedro Borges
Fundador do Paradise Girl e consumidor do mercado de garotas de programa a mais de 5 anos. Entrou nesta vida em São Paulo, nas melhores boates e sites do Brasil, e teve experiências no Rio de Janeiro, Campinas, Florianópolis e até mesmo em Santiago, no Chile. Estudou engenharia na UFSC, trabalhou em consultoria de negócios e agora se dedica ao empreendedorismo!

2 respostas para “Entenda o que é incel e a polêmica por trás do filme do Coringa”

  1. Daniel disse:

    não consigo aranja uma mulher que gostei de mim tenho 23anos e até agora ainda sou virgem tô quase saindo com uma garota de programa mais tenho medo de me arrepende depois sou muito tímido e magro

    • Avatar photo JP disse:

      Olá, Daniel. Tudo bem?

      No caso das acompanhantes de luxo, o fato do cliente ser magro e tímido não influencia em absolutamente nada. O atendimento será profissional, independente do cliente, desde que o mesmo seja educado, gentil e esteja com a higiene pessoal em dia. Não precisar ter medo!

      Abraço.

      Abraço.

Deixe um comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *