Ao contrário do que a voz do povo costuma falar, as garotas de programa não foram as primeiras profissionais da face da terra.
Esteja pronto para descobrir, com base científica e religiosa, qual a primeira profissão de todos os tempos. Fomos atrás de estudos de historiadores e pesquisadores e colocamos tudo mastigadinho pra vocês entenderem de forma simples e objetiva.
Os tópicos abordados serão os seguintes:
Abram os livros que é hora da aula!
Segundo a historiadora holandesa Marieke van Doorninck, do instituto para questões de prostituição A. de Graaf: “Em quase todas as línguas existe essa história de que a prostituição é a profissão mais antiga do mundo, mas a verdade é que ninguém sabe por quê!”.
Na Babilônia, mulheres serviam como prostitutas no templo de Ishtar, a deusa do amor, antes do casamento. Por parte da mitologia suméria, uma das narrativas mais antigas do mundo, já existia uma prostituta chamada Shamhata. São locais completamente diferentes, porém que compartilhavam da prostituição há tantos e tantos anos. Com relatos assim, fica fácil entender o por que desse papo ter tanta força, porém ao mesmo tempo não dá fundamento algum para a afirmação, já que diversas outras profissões coexistiam nessas épocas.
Tudo começou em 1888, quando o escritor inglês Rudyard Kipling, autor de “O livro da selva” que deu origem ao filme “Mogli: O Menino Lobo”, escreveu um conto que se passava na Índia. Nele havia uma prostituta chamada Lalun, referida no livro como “membro da profissão mais antiga do mundo”.
Anos se passaram, e os Estados Unidos se dividia em discussões e debates sobre a proibição da prostituição, graças ao pensamento de que as garotas de programa eram responsáveis por surtos de DSTs. Em meio a isso, com a popularidade dos livros de Kipling, o trecho que veio a se tornar um ditado popular passou a ser repetido dentro do congresso, por parte de quem defendia a regulamentação da profissão. A base estava em que não se pode proibir a existência da profissão que praticamente nasceu com natureza humana.
Vale citar que o autor inglês pode até ter sido o pioneiro, e responsável pela famosa frase, porém não está sozinho nesse barco. Com o passar dos tempos, diversas outras obras inseriram garotas de programa em seu enredo. É impossível não se lembra do hilário “American Pie 7: O Livro do Amor“ ou da famigerada novela “Verdades Secretas”, por exemplo!
A ciência aponta a profissão de cozinheiro como a profissão mais antiga do mundo, enquanto a igreja diz que a profissão mais antiga é a de lavrador.
Na visão cristã, por exemplo, foi a de lavrador (Gênesis 3.23) que surgiu logo após a expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.
Porém, um estudo realizado pela renomada Universidade de Harvard, publicado pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, revelou que o conhecimento popular está bem longe da verdade.
Levando em consideração o que se encaixaria no conceito de profissão, os pesquisadores concluíram que a primeira profissão existente foi a de cozinheiro. Sendo bem provável que o ofício tenha surgido durante a existência do Homo erectus na terra, há cerca de 1,9 milhão de anos, com a necessidade de se preparar os alimentos encontrados.
Foi aqui onde viveu aquela que talvez seja a mais famosa prostituta de todos os tempos: Maria Madalena. Na época, responsável inclusive por um enorme abalo na profissão, por passar a imagem de que era preciso abandonar essa vida para ser perdoada por Deus.
Durante o período, as prostitutas eram simplesmente excomungadas da igreja católica, porém com o direito ao perdão e aceitação da sociedade caso se arrependesse. A própria igreja inclusive estimulava os fiéis a “resgatar” garotas de programa, casando-se com elas.
Foi no século 19 quando tudo começou a realmente ganhar mídia. Até mesmo a musa Marilyn Monroe chegou a interpretar uma prostituta no longa “Páginas da Vida”, no ano de 1952.
Apesar de algumas investidas de criminalizar a profissão pelo mundo afora, o ato acabou não ganhando força. Mas vale ressaltar que no Brasil nada disso era legal perante a justiça. Foi somente em 2002 que a prostituição veio a se tornar uma ocupação regulamentada no país.
Hoje em dia não é preciso nascer bonita para faturar. O segredo é cuidar do corpo e investir na aparência, seja indo para a academia ou até mesmo apelando para as cirurgias plásticas.
Até certo tempo atrás você achava garotas de programa nas boates e ruas, ou por meio de agentes. Porém, hoje em dia existem diversos sites especializados ao alcance de sua mão, tornando todo processo muito mais rápido e seguro.
Para saber mais, recomendamos a leitura dos seguintes artigos:
Segundo o doutor em história Sergio Feldman, a prostituição nunca foi tolerada por religiões monoteístas e patriarcais: “Nenhuma se iguala ao cristianismo, que vê o sexo como pecado.” cita no artigo da UOL Universa sobre o tema.
Enquanto isso, entre gregos, romanos e babilônios (como falamos um pouco mais acima sobre o templo de Istar) ela era tratada com toda naturalidade possível, e inclusive, vista como um ato religioso.
Já possuímos um artigo completo que explica o que é ilegal ou não na prostituição, mas não custa nada resumir por aqui: se prostituir ou ser um cliente não é crime, desde que a garota de programa seja maior de idade e o sexo consentido.
Podemos concluir que, tanto com relação à ciência como religião, a prostituição não é confirmada como a primeira profissão do mundo, apesar de datada há muitos e muitos anos.
Agora, se você quiser saber o que o povo acha que é a profissão mais antiga do mundo e quiser dar umas risadas, se liga no vídeo abaixo, haha!
Sugestão de postagens:
– qual é o tipo de acompanhante que os homens mais gostam? (ex: altas ou baixas, magras, cavalas ou gordas, ruivas, loiras, morenas, etc…)
– séries/filmes que falam sobre acompanhantes (já assisti duas séries: me chama de Bruna e O Negócio)
– cuidados que a acompanhante deve ter com a saúde, o que fazer quando suspeita que o cliente tem alguma DST
–
Olá, Carol!
Obrigado pelas sugestões, são excelentes! Pode deixar que serão repassadas agora mesmo para a nossa equipe!
Abraço.